quinta-feira, 24 de maio de 2012

Confronto psicológico

 Em 2009, deu Barcelona. O Athletic Bilbao quer vingança, enquanto o Barcelona quer dar o último troféu a Guardiola. Quem vence? (getty images)

Amanhã, Barcelona e Athletic Bilbao finalizam a temporada de elite espanhola disputando a final da Copa do Rei, no Vicente Calderón, em Madrid. O final de temporada reservou surpresas desagradáveis às duas equipes. Sobretudo ao Barcelona, que, num período de sete dias, foi eliminado da Champions pelo o Chelsea, perdeu para o maior rival Real Madrid em casa dando adeus às possibilidades de títulos espanhol e ainda viu Guardiola confirmar que não irá renovar seu contrato com o clube. Sem mais nada para fazer, os últimos jogos barcelonistas na Liga serviram somente para Messi tornar-se o maior artilheiro da história do futebol espanhol e europeu (50 gols em solo nacional, 77 no geral).

Curiosamente, Guardiola pode se despedir do Barcelona justamente na competição na qual foi campeão pela primeira vez como treinador. Em 2008/2009, foi a Copa do Rei que abriu a galeria de troféus do catalão, que viria a ganhar mais dois títulos na temporada e seis no ano. De lá para cá, Pep e o Barcelona iniciaram um ciclo vencedor, mostrando um futebol vistoso e ofensivo, chamando a atenção do mundo. Para alguns, o Barcelona de Guardiola foi o melhor time da história do futebol. Como tudo na vida, esse ciclo também terá o fim. Quando Fernández Borbalán encerrar a partida, a era Guardiola irá finalizar. Alguns esperam pelo início da era Tito Vilanova, auxiliar técnico de Pep e novo treinador dos azulgrenás a partir da próxima temporada.

O Barcelona que chega à final é um retrato da temporada. Bagunçado e repleto de dúvidas, Guardiola terá que quebrar a cabeça em seu último jogo. Sem Daniel Alves, Puyol e Abidal e com Piqué dúvida até última hora, o catalão não terá à sua disposição a zaga titular. As interrogações são muitas. Lateral direito da Espanha Sub-21, Montoya recebeu chances nos últimos jogos e, segundo especula o Diário Sport, pode começar de titular. As outras opções de Pep é jogar num 3-4-3 com Busquets improvisado, Mascherano e Adriano na zaga e Keita ou Thiago acompanhado Xavi, Iniesta e Fàbregas no meio-campo. O hispano-brasileiro se recuperou de dores nas costas e está convocado para a final. Guardiola também pode mandar a campo uma escalação mais preservada: um 4-3-3 com Busquets e Mascherano na zaga, Montoya e Adriano nas laterais e Keita na volância. Em qualquer caso, vale lembrar, Piqué não é baixa confirmada e pode ir aos gramados, mesmo que sua utilização seja forçada.

As diversas lesões principalmente dos homens de zaga condicionaram a temporada blaugrana. Um dos culpados pelo ano abaixo da média, o setor vem ganhando atenção especial no mercado. Tito Vilanova e Andoni Zubizarreta correm atrás de reforços. O mais especulado é Thiago Silva, embora o Milan peça um preço bastante alto. Na última semana, surgiu a especulação de que os rossoneros teriam pedido Thiago Alcântara mais 10 milhões de euros em troca do brasileiro. Conhecido por blindar seus canteranos, é difícil imaginar o Barcelona se desfazendo do mais promissor deles. Até o rival Javi Martínez surge como sonho de consumo, o que ganhou mais forças após os atritos com Cristiano Ronaldo no confronto contra o Real Madrid na Liga. David Luiz e Adil Rami também estão na órbita barcelonista. A ideia é fechar com dois deles, já que, para Tito, improvisar Mascherano é blindar seu talento na volância, mesmo após a grande temporada de El Jefecito na zaga.

Quando se diz em aspecto psicológico, o maior refém dele é o Athletic Bilbao. A perda da Liga Europa para o Atlético de Madrid foi um baque completo. Toquero, há dois dias, afirmou que os jogadores ainda sentem a derrota e que o necessário é virar a página. Muita verdade. Abatido e para baixo, os Leones podem ser presa fácil de um Barcelona que, certamente, vem à toda para dar o último troféu a Guardiola. Assim como o barcelonista, Marcelo Bielsa também tem dúvidas. Na coletiva antecedente ao jogo, o argentino afirmou não ter em mente o onze inicial para a final. "Só irei decidir uma hora antes da bola rolar", disse. 

Apesar da incógnita, o provável é que o onze de gala basco seja formado: Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta, Aurtenetxe; Iturraspe, Ander Herrera; Susaeta, De Marcos, Muniain; Llorente. A tática inicial é desconhecida. Em Bucareste, a fim de ir para cima e pegar o Atlético de Madrid desprevinido, El Loco iniciou no 4-3-3. Mais cauteloso, deve começar contra o Barça no 4-2-3-1. Os volantes rojiblancos, que sustentam o modo de jogar de Bielsa, serão importantíssimos. Iturraspe e Ander Herrera eram dúvidas até ontem, quando o argentino acabou com o mistério e confirmou a presença da dupla. O encaixe da proposta de jogo rojiblanca passa necessariamente pelos pés de Ander Herrera, que precisa escapar da marcação forte do meio-campo azulgrená. Na final da Liga Europa, vale lembrar, Herrera foi um desastre e o Athletic sucumbiu.

A final também marca um confronto de estilos semelhantes. Conhecido por desempenhar um futebol para frente, ofensivo, Barcelona e Athletic Bilbao possuem as melhores canteras do futebol espanhol. A escalação inicial das duas equipes falam por si só: no lado basco, é provável que apareça oito canteranos, enquanto os catalães devem irem a campo com sete (excetuando Piqué, que, como informado, ainda permanece sob dúvidas). De um lado, o Athletic Bilbao de Lezama; do outro, o o Barcelona de La Masía. Que vença o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário