quinta-feira, 31 de maio de 2012

Balanço Final: As revelações

Iñigo Martínez, da Real Sociedad: autor de dois gols atrás da linha do meio-campo, foi a principal revelação da Liga BBVA 11/12 (Mundo Deportivo)

A temporada mostrou alguns jovens bastante talentosos. Encabeçada por Cuenca e Tello, que chamaram a atenção no Barcelona, o blog separou sete das principais revelações que a Liga BBVA 2011/2012 trouxe ao cenário futebolístico.

7) Ibai Gómez, Athletic Bilbao
Alternativa para os lugares de Iker Muniain ou Markel Susaeta no ataque, Ibai compôs bem o elenco ao longo de La Liga. Entrou 17 vezes em campo, apenas duas delas como titular, e serviu duas assistências. Todavia, seu brilho maior aconteceu durante a Liga Europa, quando foi decisivo contra Schalke 04 e Sporting, no jogo que qualificou os leones à final. Formado em pequenos clubes bascos, chegou ao clube em 2010, mas uma lesão no joelho atrapalhou sua progressão. Ganhou espaço com Marcelo Bielsa, que também ajudou a firmar outros bons nomes da safra /89, como Óscar De Marcos e Ander Iturraspe.

6) Antonio Luna, Sevilla
Também formado nas categorias de base do Sevilla, Luna fez sua primeira grande aparição durante a final da Copa do Rei em 2010. Na fogueira, precisou substituir Adriano e teve atuação consistente na partida que selou a conquista rojiblanca. Porém, contou com poucas chances na temporada passada, sendo emprestado ao Almería durante o segundo semestre. Sua redenção na Andaluzia começou em janeiro deste ano, quando tomou a titularidade na lateral esquerda. Bom no apoio ao ataque, também não deixa a desejar nos fundamentos defensivos. É outro que esteve no Mundial Sub-20 de 2011..

5) Thievy Bifouma, Espanyol
Nascido na França e com ascendência congolesa, Thievy defendeu o Strasbourg antes de aportar na Catalunha, em 2010. Começou nos juvenis, mas rapidamente passou à filial do Espanyol. Sua explosão, contudo, aconteceu em agosto, na decisão da Copa da Catalunha, na qual marcou três gols para garantir o título sobre o Barcelona. Depois da noite de gala, as aparições no primeiro time foram naturais. São 19 jogos na primeira divisão, a maioria como titular, bem como um tento e quatro assistências. Driblador, quase sempre entra pelo lado esquerdo do ataque. O bom trabalho com os periquitos valeu também uma convocação à seleção francesa sub-21.

4) Asier Illarramendi, Real Sociedad
Foram quatro temporadas servindo à Real Sociedad B até que Ilarramendi finalmente assegurasse um lugar na meia cancha da equipe principal. Depois de algumas aparições esporádicas, o volante definitivamente entrou no time em agosto, tornando-se titular. Nem mesmo uma contusão sofrida em novembro, que o tirou dos gramados por três meses, impediu sua progressão. Cão de guarda clássico, tem como pontos fortes as interceptações e as roubadas de bola, além de arriscar muitos chutes de longe. Vice-campeão do Europeu Sub-17 em 2007, hoje compõe a seleção sub-21 da Espanha.
 
3) Cristian Tello, Barcelona
Outro ponta lançado por Pep Guardiola, Tello tem sua trajetória toda enraizada no próprio clube. Está desde os 11 anos em La Masía, ainda que tenha passagem pelo Espanyol entre 2008 e 2010. Suas aparições no Barça B começaram na temporada passada e, depois de dois testes na Copa do Rei, passou a integrar o elenco principal a partir de janeiro. Titular em dez jogos do Espanhol, teve sua participação mais marcante no clássico contra o Real Madrid, embora tenha feito uma atuação abaixo das expectativas. Ambidestro, pode ser escalado tanto pela esquerda quanto pela direita. Titular durante o Mundial Sub-20 de 2011, também faz parte da seleção olímpica.

2) Isaac Cuenca, Barcelona 
Após ajudar o Sabadell conquistar o acesso à segunda divisão na temporada passada, Cuenca precisou de pouco tempo no time B para provar seu valor a Pep Guardiola. Estreou pela equipe principal na Liga dos Campeões e não sentiu o peso da responsabilidade. Somou seis gols e 12 assistências, além de 22 partidas como titular. Atua pelos dois lados do campo e demonstra grande qualidade em explorar a linha de fundo. Apesar da eliminação do Barça na Champions, foi um dos melhores em campo contra o Chelsea no Camp Nou. Faz parte da seleção sub-21 espanhola, mas não irá às Olimpíadas devido a uma lesão no menisco.

1) Iñigo Martínez, Real Sociedad
Trazido ainda jovem à cantera da Real Sociedad, fez duas boas temporadas com o time B, com o qual conquistou o acesso à terceira divisão. Sua guinada com a primeira equipe começou em agosto, quando agradou ao longo da pré-temporada. A impressão deixada foi tão significativa que se tornou titular na defesa desde o início de La Liga. Já o coração da torcida foi arrebatado com um chutaço dado ainda no campo de defesa que acabou nas redes do rival Athletic, logo em seu primeiro clássico. Mesmo sem ser muito alto (1,81 m), compensa pelo bom desarme, embora às vezes abuse das faltas. Em abril, porém, sofreu séria lesão no menisco e só retorna aos gramados em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário