segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sinal amarelo

Rondón tem sido decisivo em 2012 (getty images)

A torcida do Málaga está ilusionada. Na 4ª colocação da Liga com 47 pontos, a equipe está a um passo de retornar a tão sonhada Uefa Champions League. No último sábado, porém, os blanquiazules foram freados. Ao perder para o Bétis no La Rosaleda, estacionou uma sequência de oito jogos invictos (seis vencendo) e ligou o alerta. Nada que abale, mas em momentos do jogo ficou exemplicado que faltava o algo a mais. A derrota é consequência de lesões que chegaram ao elenco malaguês.

Na sexta-feira, os exames médicos de Caballero confirmaram que o arqueiro ficará de fora o restante da temporada. Há duas semanas, fraturou um osso da mão esquerda. Para seu lugar, há alguém em um nível à altura: Kameni, contratado junto ao Espanyol no mercado de inverno. A estreia do camaronês foi justamente contra seu ex-clube, onde foi bastante importante, fez defesas essenciais e mostrou segurança. Se, por um lado, Caballero vinha em grande temporada, a ausência dele não deve ser muito sentida. O goleiro não está sozinho nessa lista: Toulalan será operado amanhã em Nantes, Júlio Baptista regressou ao Brasil para seguir o processo de recuperação e Joaquín ficará um mês fora. O Málaga, literalmente, se rompe.

Por sua vez, Pellegrini mantém a calma. Analisando friamente desfalque por desfalque, são nomes importantes para cenários semelhantes aos de sábado. Júlio Baptista, por exemplo, seria essencial para furar a defesa verdiblanca. O homem gol da equipe na temporada passada, principal responsável pelo não rebaixamento, participou de apenas 4 partidas em 2011/2012 graças a uma lesão no pé direito. O treinador chileno chegou a comentar que fazer uma boa pré-temporada, sobretudo na parte física, será sua missão no segundo semestre. Contra o Real Madrid, às vésperas do confronto, chegou a notícia de que Toulalan não iria ao duelo por fratura no edema ósseo do pé esquerdo. Seu retorno depende da evolução no tratamento, embora os jornais da Andaluzia já especulam que até a Eurocopa está em risco para o francês.

Apto, Toulalan era peça-chave do esquema de Pellegrini. Exercendo uma função à Xabi Alonso no Real Madrid, o ex-Lyon atuava com regularidade, sempre com partidas positivas, era importante na fluência de jogo malaguesa e criava sempre oportunidades de perigo. O cérebro do Málaga, como bem decreveu Cazorla. As características defensivas de Toulalan também eram importantes. Sustentou muitas das vezes os defeitos de seu companheiro de volância, ora Camacho, ora Maresca ou ora Récio. No momento mais crucial para o Málaga na temporada, seus companheiros terão que se virar rumo a uma vaga no paraíso sem o principal construtor.

É precisa voltar ao início da temporada para comentar o quão lamentada é a lesão de Joaquín. Contratado para ser uma espécie de Jesus Navas do Málaga, começou abaixo das expectativas. Alternava partidas negativas com positivas, que eram poucas, e chegou a ser banco até de Buonannote. Ao voltar de lesão em dezembro, deslanchou. Converteu-se em um dos homens mais desequilibrantes do elenco e chegou a lembrar, em certas ocasiões, o Joaquín do Bétis. Mas a alegria durou pouco. O meio-campista sofreu outra contusão, dessa vez de grau dois na coxa esquerda, e não volta mais nesta temporada. Quatro pilares do Málaga de Abdulah Al-Thani estarão ausente na reta final de campeonato. O momento não é de turnover, mas Pellegrini está sendo obrigado a fazer.

Um comentário:

  1. Ainda bem que o fair play financeiro da UEFA está para entrar em vigor. Málaga é uma equipe simpática, mas esses investimentos de Sheiks e afins está atrapalhando o futebol. Por isso gosto do Platini...

    ResponderExcluir