sábado, 3 de março de 2012

O novo peso de Silva

David Silva passou de ator secundário a protagonista com Vicente Del Bosque (getty images)

Na Eurocopa de 2008, David Silva foi um dos destaques da Espanha. Sempre aberto à direita no 4-4-2 de Aragonés, deu duas assistências e marcou um gol, sendo protagonista na partida contra a Rússia, pela semifinal. Após a chegada de Vicente Del Bosque, porém, o destaque do meio-campista diminuiu. Foi relegado ao banco junto com Marcos Senna - que, aliás, nem para a seleção voltou mais - em prol da titularidade de Busquets e Xabi Alonso na volância. Na Copa do Mundo, nem quando Fernando Torres foi sacado do onze inicial ganhou sua chance: Del Bosque optou por Pedro.

Em entrevista concedida ao Marca em setembro de 2011, David Silva revelou estar magoado com o treinador. "Sinto que Del Bosque não conta comigo. Muitas vezes jogo em alto nível, mas não sou testado na equipe titular. Talvez porque não jogo em Barcelona e Real Madrid. Há muitos meios-campistas bons. E isso é muito bom, excelente! Não reclamo que eles sejam elegidos para jogar, não discuto a escalação inicial. Analiso minha situação e não estou contente. E, pelo visto, isso não vai mudar". Cinco meses depois, a presença do canário no onze titular é indiscutível. Silva vai à Eurocopa como titular. Acima de tudo: como protagonista.

Silva tem ganhando moral em âmbito europpeu desde o início da temporada passada, quando arrebentou na Premier League. A estrela do Manchester City ganhou mais status, e atuações impecáveis o transformaram no melhor jogador da competição. Hoje, Silva é a estrela. Na temporada, foram 12 gols e 18 assistência. O homem do meio-campo citizen ganhou a confiança de Del Bosque. No entanto, ele teve de trabalhar para inverter sua reputação. O treinador de Madrid não contestava o potencial, mas os hoje ansiosos por sua presença já foram céticos. A Copa das Confederações marcada pela eliminação na semifinal contra os Estados Unidos teve Silva titular em boa parte das partidas. Foi ali que El Mago começou a perder sua moral com Del Bosque. Titular no lugar de Iniesta, cortado por lesão, deixou a desejar.

Silva já um dos o principais jogadores do City ao lado de Agüero e Yaya Touré e começa a construir esse ciclo na seleção espanhola. Ante a Venezuela, no amistoso da última quarta-feira, foi espetacular. Ok, havemos de concordar que o adversário não é dos melhores tecnicamente, mas a Silva não interessa se o adversário for a Alemanha ou a Venezuela. Seu jogo não muda nunca. Justifica-se o porquê de Alex Ferguson ter tentando até o último instante sua contratação em 2010. Em nova entrevista ao Marca, logo após a partida contra a vinotinto, suas declarações foram diferentes. "A sensação de se sentir importante é única. Estou numa equipe que aspira a títulos, com grandes jogadores, e isso influi muito. À medida que os anos passam, sinto-me mais maduro e seguro o suficiente para fazer certas jogadas", finalizou. A Eurocopa é a chance de sua consagração definitiva.

2 comentários: