sábado, 13 de agosto de 2011

Guia: Liga Adelante, parte 1

Valerón é destaque do Deportivo, que irá tentar o acesso para voltar à Liga BBVA na próxima temporada (getty images)

A 82ª edição da segunda divisão espanhola, conhecida desde 2008 como Liga Adelante, terá inicio na próxima sexta, 20. Na temporada que se avizinha, a liga verá o retorno do Múrcia, maior campeão da competição com sete títulos. A Andaluzia, a Comunidade Valenciana e a região da Catalunha são as que mais têm representantes no torneio: quatro cada.

O campeonato mantém o mesmo regulamento da temporada passada, com 22 participantes, sendo que dois sobem diretos para a Liga BBVA e os quatro mais bem posicionados disputam um play-offs entrem si para ver quem ocupa a terceira vaga, e quatro caem para a segunda división b. Temporada passada, Granada e Rayo Vallecano se uniram ao campeão Bétis no acesso à primeira divisão, que viu Hércules, Almería e Deportivo La Coruña serem rebaixados. Da Segunda B, chegam Murcia, Sabadell, Alcoyano e Guadalajara para os lugares de Salamanca, Tenerife, Ponferradina e Albacete.

Confira aqui um preview da competição. A segunda parte entra amanhã.

Alcorcón

A casa: Estádio Santo Domingo
O técnico: Juan Antonio Anquella
Principal reforço: Oriol Rieira (Córdoba)
Principal perda: Gerardo
Na temporada passada: 9º colocado
Objetivo: ficar no meio da tabela

O Alcorcón bateu na trave na temporada passada. A oitava colocação após um segundo turno inconstante e com dois pontos a menos que o sexto colocado acabou, no entanto, sendo uma premiação à equipe de Anquella, que tinha (e ainda tem, diga-se de passagem) um elenco bem curto para a disputa de um campeonato tão longo como a Liga Adelante. A melhor notícia que o time poderia receber neste momento se concretizou ontem: Quini, artilheiro do Alcorcón na temporada passada com 22 gols, renovou por mais três anos com a equipe amarilla. Apesar do interesse do Rayo Vallecano, a ambição do jogador é conseguir a manuntenção na segunda divisão do campeonato espanhol. Porém, mal sabe ele que os alfaferos até têm elenco para conseguirem maiores aspirações no campeonato. Basta manter a regularidade não vista no segundo semestre da temporada passada e, principalmente, aproveitar os tropeços dos adversários para, quem sabe, chegar a pegar uma das vagas nos play-offs.

Alcoyano
A casa: Estádio El Collao
O técnico: David Porras
Principal reforço: Miki (Gimnástic)
Principal perda: Olcina
Na temporada passada: campeão do grupo 1 da segunda división b
Objetivo: ficar no meio da tabela

O título do grupo 1 da Segunda B garantiu aos valencianos a primeira mudança de divisão nos últimos 44 anos. Mas o grupo deve conseguir ficar na Liga Adelante, dessa vez. Além da boa base da temporada passada, alugms empréstimos devem ajudar a manter o Alcoyano funcionando sobre o comando de Porras. Chegam, assim, Roldán (Melilla), Morcillo (Alavés), Rafa Gómez (Deportivo), Cañadas (Murcia) e o bom Miki (Gimnàstic), além de Choco Lozano, jovem hondurenho que teve seu passe comprado pelo Valencia após passar por testes no Real Madrid. A renovação de Fernando Martín, Álvaro, Devesa, Dani Fernández e Fabiani também foram essenciais para os peladilleros. David Porras aposta em uma equipe com, segundo ele, características das principais equipes da Comunidade Valenciana: prezando pela posse de bola e sendo letal nos contra-ataques. A euforia dos aficionados é tão grande que o clube quebrou o recorde de carnês vendidos para a temporada: quase sete mil carnês foram vendidos para acompanhar o time nos jogos como mandante na segunda divisão espanhola.

Almería
A casa: Nuevos Mediterráneos
O técnico: Lucas Alcaraz
Principal reforço: Soriano (Osasuna)
Principal perda: Diego Alves (Valencia)
Na temporada passada: 20º colocado da Liga BBVA, rebaixado
Objetivo: vaga na Liga BBVA

Pior equipe da Liga BBVA passada, o rebaixamento do Almería foi bastante merecido. Para tentar corrigir um pouco os erros do último ano, os rojiblancos foram ao mercado: foram seis jogadores confirmados para a disputa da Liga Adelante. Obviamente, as perdas serão sentidas: Piatti e Diego Alves, espinhas-dorsais da equipe em 2010/2011, já rumaram ao Valencia. Contudo, a estratégia do presidente Alfono García, por um lado, deu certo: a manuntenção de um elenco que, há duas temporadas, terminara La Liga na décima colocação. Acasiete, Corona, Ulloa e, principalmente, Crusat serão as bases da equipe que é uma das favoritos ao acesso. O problema está no setor onde mais trouxe "felicidades" nos últimos anos: o gol. Esteban e Strasser não parecem serem um substituto à altura de Diego Alves, dono de 13 de 17 defesas em cobranças de pênaltis na temporada passada. Resta saber se até o dia 31 a diretoria andaluza irá atrás de um arqueiro ou se irá confiar nos dois irregulares do plantel.

Barcelona B
A casa: Mini Estádi
O técnico: Eusébio Sacristán
Principal reforço: Kiko Femenía (Hércules)
Principal perda: Nolito (Benfica)
Na temporada passada: 3º colocado
Objetivo: permanecer na Liga Adelante

Maior surpresa do campeonato passado, o Barcelona B passou por um pequeno processo de reformulação. A excelente campanha fez com alguns clubes europeus ficassem de olho em alguns canteranos, que acabaram saindo rumo a outros times. A começar por Nolito, que chegou a receber chances na equipe A. O atacante, um dos destaques dos blaugrana, insatisfeito por não receber muitas chances na equipe de Guardiola, acabou rumando ao Benfica, enquanto Oriol Romeu, o cão de guarda classudo, saiu para o Chelsea - mas com opção de recompra. Luis Enrique, por sua vez, já havia dito no final da temporada 2010/2011 que não iria continuar no cargo técnico da equipe e, com propostas de Atlético de Madrid e Roma, acabou por escolher o clube da capital italiana (levando com ele Bojan). Repetir a histórica campanha da temporada passada será muito difícil, como disse Eusébio Sacristán, novo técnico do Barça B, na coletiva de apresentação. Porém, em espécie de discurso à Guardiola, prometeu 100% de dedicação e "sangue pela vitória".

Cartagena
A casa: Cartagonova
O técnico: Paco López
Principal reforço: Bolado (Racing Santander)
Principal perda: Toché (Panathinaikos)
Na temporada passada: 13º colocado
Objetivo: título e vaga na Liga BBVA

O Cartagena foi ao mercado e trouxe, nada mais, nada menos, do que 16 jogadores novos ao seu elenco. Ou seja: é, praticamente, um novo time, com novos titulares e novos reservas. Muito por causa disso, os albinegros saem muito na frente para conquistar o título do torneio. Paco López, novo treinador da equipe, está muito satisfeito com elenco que tem nas mãos, a quem, segundo ele, é o mais forte da história do clube de Múrcia. Os resultados, mesmo que em amistosos de pré-temporada, estão saindo, por ora: foram seis partidas disputadas e seis vitórias. Entre as novas contratações do clube, destaca-se Josemi. O jogador, que chegou por quatro milhões de euros junto ao Mallorca, já foi campeão europeu com o Liverpool em 2005 e é o principal armador da equipe no 4-3-3 de López. Outros bons valores da primeira divisão também serão essenciais, como Salva (Villarreal), Abraham Paz (Hércules), Manu (Màlaga), Goni (Zaragoza) e Bolado (Racing Santander.

Celta Vigo
A casa: Balaídos
O técnico: Paco Herrera
Principal reforço: Oier (Osasuna)
Principal perda: Trashorras (Rayo Vallecano)
Na temporada passada: 6º colocado
Objetivo: Vaga na Liga BBVA

Mesmo depois da ducha de água fria ao deixar a vaga para a Liga BBVA escapar nos últimos dois meses da última temporada, o Celta Vigo surpreendeu confirmando a permanência de Paco Herrera. Surpresa das grandes, já que o falastrão presidente Carlos Mouriño (tá explicado o porquê de falastrão, risos) passa ano após ano declarando que seria um desastre se o clube não subisse para a Liga BBVA. Mas o presidente celeste não tem confirmado com ações suas palavras: a única boa contratação para um time de uma região apaixonada por futebol (Galícia) foi o bom enganche Oier (Osasuna). De resto, o time titular deve ser o mesmo que caiu na primeira fase dos play-offs para o Granada em 2010/2011, com algumas bandeiras da cidada, como Ander Murillo, Peleteiro e Juan Rodríguez.

Córdoba
A casa: Estádio Nuevo Arcángel
O técnico: Paco Jémez
Principal reforço: Borja (Rayo Vallecano)
Principal perda: Jorge Luque (Elche)
Na temporada passada: 16º colocado
Objetivo: lutar contra o rebaixamento

Em seu décimo ano na Liga Adelante, segundo consecutivo, a única - e difícil - meta vai ser permanecer no mesmo lugar. Campeão uma vez do torneio, os valencianos vêm de uma boa pré-temporada e dão certo ânimo certo pelo menos para o início da temporada. O mercado veraneio foi bastante elogiado e a expectativa é de uma colocação melhor que à da temporada passada. 10 novos jogadores foram adicionados ao elencos, destacando-se os bons Borja (Rayo Vallecano) e o centroavante Cerra, que estava no Levante. O brasileiro Charles, artilheiro da equipe na temporada passada com 15 gols, permanece para a disputa da competição após investidas do Bétis e da Real Sociedad e pode formar boa dupla de ataque com o ex-granote.

Deportivo La Coruña
A casa: Riazor
O técnico: José Luis Oltra
Principal reforço: Xisco (Newclaste)
Principal perda: Adrián López (Atlético de Madrid)
Na temporada passada: 18º colocado da Liga BBVA, rebaixado
Objetivo: título e vaga na Liga BBVA

O Deportivo volta à Liga Adelante com a obrigação de lutar pelo título. Depois de três temporadas tétricas na primeira divisão, o presidente Augusto César Lendoiro foi rápido e, não obstante a queda, anunciou o nome de José Luis Oltra para o lugar de Miguel Ángel Lotina. O retorno imediato à elite é fundamental para o futuro deportivista. O clube estava em péssima situação financeira há dois anos. A diretoria cortou gastos e investimentos em todas as áreas e, só no último ano, as dívidas caíram em € 20 milhões (mas ainda é alta: € 87 milhões). A perda de alguns jogadores de qualidade ainda foi suprida com essência: Lopo, Juan Rodríguez (Getafe) e Adrián (Atlético de Madrid) já partiram para outras equipes e nenhum nome de valor chegou. A boa notícia são as permanências de Valerón e Guardado, que disputou metade das partidas dos blanquiazules no ano passado devido às lesões. Se os galegos conseguirem estancar a sangria financeira e a torcida seguir unida, há uma possibilidade de o clube estar de volta à primeira divisão em pouco tempo. Mas, pelo tamanho do conserto necessário, não seria de estranhar se ficasse algumas temporadas vagando na Segundona, mais ou menos como o Celta, seu grande rival, está até hoje.

Elche
A casa: Martínez Valero
O técnico: José Bordalas
Principal reforço: Juan Carlos (Villarreal)
Principal perda: -
Na temporada passada: 4º colocado (vice-campeão dos play-offs)
Objetivo: luta pelo título e vaga na Liga BBVA

Única vez campeão da competição, em 1958/1959, os ilicitanos ficaram a um pênalti não convertido de voltarem à primeira divisão após trinta e sete anos. A ambição é a palavra chave dos verdiblancos, que manteram a base quarta colocada da liga passada e fecharam com sete jogadores no mercado. Do elenco da temporada passada, apenas três perdas, e não muito significativas: Ripa (Numancia), Llorca e Jaime (Valladolid). Entre os novos jogadores, destaque para o jovem e promissor zagueiro Juan Carlos, emprestado pelo Villarreal para ganhar mais experiência. Titular durante boa parte dos amistosos, o jogador fora bastante elogiado pelo técnico do Elche, José Bordalas.

Gimnástic
A casa: Nou Estadi
O técnico: Juan Carlos Oliva
Principal reforço: Galindo (Arsenal)
Principal perda: Bergantiños (Deportivo)
Na temporada passada: 18º colocado
Objetivo: luta contra o rebaixamento

As três temporadas passadas viram um Gimnástic desesperado contra o rebaixamento até as últimas rodadas. Esta não vai ser diferente. Mesmo sem dinheiro em caixa, os catalães perderam uma pá de jogadores sem ganhar nada em troca, como Miki (Alcoyano), Abraham González (Alcorcón), Sergio Díaz (Hércules) e Bergantiños (Deportivo). A aposentadoria do veterano lateral Vicente Pérez também não foi nada comemorada. A permanência de Fernando Morán, porém, foi bastante comemorada. Cérebro da equipe, o jogador terá uma enorme responsabilidade de carregar o Nástic na Liga Adelante. O promissor Galindo (Arsenal) chega para o lugar do ex-craque do time Bergantiños. Nomes bem promissores, mas ainda verdes para uma missão tão complicada.

Girona
A casa: Municipal de Montilivi
O técnico: Raül Agné
Principal reforço: Ión Vélez (Athletic Bilbao)
Principal perda: Despotovic (Urawa Reds)
Na temporada passada: 11º colocado
Objetivo: meio da tabela

O Girona do artilheiro Despotovic foi uma das sensações da Liga Adelante passada, com um futebol vistoso que ficou a nove pontos dos play-offs de acesso logo em seu primeiro ano após o retorno à competição. Para a temporada atual, o técnico Raül Agné terá a missão espinhosa de manter a linha de trabalho e dar ao ambicioso presidente Ramón Villaró a chance de disputar a Liga BBVA. O artilheiro Despotovic deixou o time para se transferir ao futebol japonês e, para suprir sua ausência, chegou o ex-Athletic Bilbao Ión Vélez, que teve seu contrato rescindido pelo clube basco. Outros dois bons atacantes também chegaram para brigar por vaga no 4-2-3-1 de Raúl: Benja (Barcelona B) e Juanlu (Tenerife), destaque dos canarios na temporada passada e que marcou três vezes contra o Girona. Os resultados da pré-temporada, contudo, não são animadores. A derrota para um Barcelona recheados de jogadores juvenis na semifinal da Copa Catalunha deixou o alerta dos albirrojos ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário