segunda-feira, 13 de junho de 2011

Balanço Final: As 15 revelações da temporada 2010/2011

Griezmann e Thiago Alcântara foram duas gratas revelações da temporada 2010/2011 (reuters)

Texto de Dassler Marques, originalmente para o site Olheiros

Poucos atacantes, mas uma boa dose de defensores. Assim pode ser resumida a lista de revelações do Campeonato Espanhol 2010/2011, que se encerrou no último fim de semana. Nomes como Jordi Amat, do Espanyol, Musacchio e Mario, do Villarreal, e Jon Aurtenetxe, do Athletic Bilbao, tomaram para si o protagonismo entre as novidades da temporada que teve mais um título do Barcelona.

O Barcelona, aliás, revelou aquém de suas expectativas, com Guardiola mais uma vez preferindo trabalhar com um elenco enxuto e entrosado. A exceção foi Thiago Alcântara, que sobretudo no returno conseguiu espaço, e deve ter sua progressão observada mais de perto. Do outro lado da Espanha, as coisas seguem como sempre: nesta quarta edição das 15 revelações do Campeonato Espanhol, o Real Madrid segue sem ter um nome sequer a apresentar.

Se os madrilenos não cumprem seu papel, o Olheiros segue fazendo sua parte. Abaixo, confira mais de cada uma das 15 revelações. De espanhóis genuínos, como Koke, a estrangeiros como o francês Antoine Griezmann, da Real Sociedad. Veja a lista:

Nome: Jon Aurtenetxe
Idade: 19 anos
Posição: zagueiro e lateral esquerdo
Clube: Athletic Bilbao
Em junho de 2010, Aurtenetxe estava em campo na conquista da Copa do Rei Juvenil com o Athletic Bilbao. Vice-campeão mundial sub-17 em 2009, era escolha da equipe principal mesmo com só 18 anos até então, alternando na zaga e na lateral esquerda. Sua progressão foi prejudicada por conta de uma grave luxação no ombro, mas os bilbaínos, que arrancaram uma incrível quinta posição, já têm a certeza de que possuem um defensor de ótimo futuro.

Nome: José Luis Recio
Idade: 20 anos
Posição: volante
Clube: Málaga
Lançado durante o Campeonato Espanhol, Recio fez sua estreia como profissional em novembro de 2010. Naquela altura, Manuel Pellegrini já havia assumido o barco deixado por Jesualdo Ferreira, e apostou no jovem volante para ajudar na reconstrução da equipe. Titular durante a guinada do returno que teve Júlio Baptista como protagonista, ele ganhou contrato até 2015. É elegível para o Mundial Sub-20.

Nome: Juanmi López
Idade: 18 anos
Posição: atacante
Clube: Málaga
Juanmi é um quebrador de recordes por sua precocidade: lançado com 16 anos no Málaga, se tornou o mais jovem debutante da história do clube. Ao marcar duas vezes pelo Campeonato Espanhol, também se tornou o mais jovem autor de uma dobradinha na história da competição. Reserva na maior parte de sua primeira temporada de verdade entre os profissionais, conseguiu quatro gols e mostrou que tem muito futuro. É apenas um /93.

Volante com características de armador, Koke mostrou grande personalidade em sua estreia na equipe principal do Atlético de Madrid (AS)

Nome: Koke Resurreción
Idade: 19 anos
Posição: volante
Clube: Atlético de Madrid
Há muitos anos em Madri se fala de Koke, volante com características de armador e que queimava etapas nas categorias de base colchoneras. Lançado durante a temporada no Atlético de Madrid, mostrou personalidade e colaborou na campanha de recuperação que culminaria em vaga na Liga Europa. Autor de dois gols, sendo um contra o Sevilla, Koke deve ter sua evolução observada na próxima temporada.

Nome: Rubén Perez
Idade: 22 anos
Posição: volante e meia
Clube: Deportivo La Coruña
Cria das categorias de base do Atlético de Madrid, Rubén Perez foi cedido por duas temporadas ao Deportivo La Coruña para que tivesse oportunidades. No novo clube, ele foi titular ao longo de quase toda a campanha que culminaria no rebaixamento do Deportivo. Provavelmente, será mantido na próxima época, podendo amadurecer na segunda divisão.

Nome: Juan Domínguez
Idade: 21 anos
Posição: volante
Clube: Deportivo La Coruña
Sem a mesma freqüência de jogo de Rubén Perez, Juan Domínguez teve uma participação de coadjuvante ao longo da temporada no Deportivo La Coruña. Ainda assim, consolidou seu status de profissional após dois anos e mostrou que poderá ter mais oportunidades durante a segunda divisão.

Novo xodó da torcida culé, Thiago Alcântara mostrou suas virtudes quando utilizado por Guardiola (getty images)

Nome: Thiago Alcântara
Idade: 20 anos
Posição: meia
Clube: Barcelona
Enfim uma temporada de verdade para poder conhecer Thiago Alcântara. E o filho de Mazinho, que alternou entre os profissionais e a equipe B, mostrou virtudes quando acionado. Utilizado em 12 jogos do Espanhol, marcou duas vezes, além de outra na Copa do Rei. Thiago ainda precisa confirmar seu potencial em jogos de alto nível, o que parece ser uma tendência natural dada a confiança de Pep Guardiola em seu futebol.

Nome: Jordi Amat
Idade: 19 anos
Posição: zagueiro
Clube: Espanyol
Com passagens pelas seleções sub-16, sub-17 e sub-18 da Espanha, Jordi Amat também se tornou nome do elenco principal do Espanyol durante a última temporada. Zagueiro, ele herdou a camisa 5 que foi deixada por Didac Vila, negociado com o Milan e outra prata da casa no time catalão. Antes opção segura no banco de reservas, foi exemplo da força das canteras espanyolitas e virou titular absoluto no returno, participando dos 19 jogos.

Nome: Álvaro Vázquez Garcia
Idade: 20 anos
Posição: atacante
Clube: Espanyol
No elenco predominantemente canterano do Espanyol, Álvaro também colaborou para a satisfatória campanha de oitavo colocado na Liga Espanhola. Lançado surpreendentemente por Mauricio Pocchetino no furacão do Santiago Bernabéu na quarta rodada, Álvaro foi titular no jogo seguinte e fez o gol da vitória contra o Osasuna. Além de marcar mais três gols, confirmou sua condição de profissional, o que é sempre importante.

Nome: Sergio Tejera
Idade: 19 anos
Posição: meia
Clube: Mallorca
Levado do Espanyol para o Chelsea com apenas 15 anos, Sergio Tejera se desenvolveu no futebol inglês, mas precisou retornar à Espanha para ter suas primeiras chances da carreira. Contratado em definitivo pelo Mallorca há dois anos, ele estreou em novembro de 2010 e mostrou virtudes. No returno do Espanhol, auxiliou em praticamente todas as partidas que preservaram os mallorquinistas na elite. Nsue, que já vinha de boa participação na segunda divisão, foi outra boa figura do ataque.

Nome: Kevin García Martínez
Idade: 21 anos
Posição: lateral esquerdo
Clube: Mallorca
Surpresa do Mallorca para essa temporada, Kevin García Martínez atuava com os reservas na terceira divisão até receber sua primeira chance das mãos de Michael Laudrup. Lateral esquerdo, conquistou seu espaço durante a temporada e superou os mais rodados Corrales e Ayoze na dura campanha que por pouco não mandou os mallorquinistas para a segunda divisão.

Destaque de uma equipe que chegou a brigar por Liga Europa, Griezmann foi a grande revelação da Liga Espanhola da temporada 2010/2011 (AS)

Nome: Antoine Griezmann
Idade: 20 anos
Posição: atacante e ponta esquerda
Clube: Real Sociedad
Caçula de todo o elenco da Real Sociedad nesta temporada, o francês Antoine Griezzman surgiu durante a campanha de promoção à elite, em 2009/10, e confirmou as expectativas na primeira divisão. Figura importante do clube basco, Griezzman foi opção segura pelo lado esquerdo do campo e contribuiu com sete gols. Campeão europeu sub-19 com a França, tem tudo para ir ao Mundial Sub-20 em julho e agosto.

Nome: Mario Gaspar
Idade: 20 anos
Posição: lateral direito
Clube: Villarreal
Destaque do Villarreal B na última temporada, Mario Gaspar é um exemplo da utilidade das equipes suplentes para os espanhóis. Com a lesão do titular Ángel López e a inconsistência do brasileiro Cicinho, o treinador Juan Carlos Garrido apostou em Mario para a lateral direita – e ele tomou conta. Saiu jogando em todas as partidas do returno e pavimentou sua titularidade para o futuro.

Destaque do Valencia Mestalla, Isco estreou com o pé direito na equipe principal, onde deverá ter mais chance na nova temporada (superdeporte)

Nome: Isco Román
Idade: 19 anos
Posição: meia-atacante
Clube: Valencia
Mesmo ainda sendo nome do time B valenciano, Isco já pode ser tratado como uma revelação. Sobretudo pela estreia fabulosa com dois gols diante do Logroñes, na Copa do Rei, o que deu início a comparações com David Silva. Badalado entre os espanhóis por sua participação no último Mundial Sub-17, quando foi terceiro lugar com a Espanha, Isco jogou só cinco jogos do Campeonato Espanhol e apareceu até na Liga dos Campeões. Na próxima temporada, certamente terá mais espaço.

Nome: Mateo Musacchio
Idade: 20 anos
Posição: zagueiro
Clube: Villarreal
Contratado muito jovem ao River Plate, o zagueiro argentino Mateo Musacchio surgiu em 2009/10, mas conquistou condição de novidade na última temporada. Titular absoluto durante a campanha que recolocou o Villarreal na Liga dos Campeões, seguiu a tradição de defensores sul-americanos no Submarino Amarillo. Em breve, deve pintar na seleção de seu país.

3 comentários:

  1. 15 é muito, nao acham? Isco nem jogou direito, apesar de ser bastante promissor.

    ResponderExcluir
  2. São otimos jogadores, espero que continuem na Espanha, de preferencia em seus atuais times pra dar mas emoçao na proxima temporada do que vimos nessa.

    ResponderExcluir
  3. João,

    É uma série que o Olheiros faz de 15 revelações de cada liga, já há três anos. Seguindo a pauta deles, indicando os nomes pra se encaixar nesse pedido.

    Abraço!

    ResponderExcluir