quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Futebol, cadê?

A noite foi dele: sumido no confronto da Copa, Cristiano Ronaldo, em apenas 45 minutos em campo, espalhou pane na defesa espanhola (getty images)


Após o inédito título mundial ser festejado com muita empolgação durante quase um mês, já está chegando a hora de a Espanha abrir os olhos. No pós-Copa, foram cinco jogos, com duas derrotas (acachapantes), um empate e duas vitórias. Ainda que as vitórias tenham sido conquistadas em jogos oficiais (contra Liechtenstein e Escócia), as duas derrotas, em amistosos contra Argentina e Portugal, foram as mais comentadas. Não só por causa das goleadas sofridas por 4 a 1 e 4 a 0, mas, sim, pela postura com a qual se comportou a equipe de Vicente Del Bosque. A derrota contra a albiceleste pode se minimizar pelo fato de a Espanha ter jogado com um time misto, e com desfalques significativos à equipe (mas vale lembrar que Villa, Iniesta e Xavi estavam em campo). Porém, hoje contra Portugal não tem desculpas: a atual campeã mundial e europeia foi encurraladas pela rival ibérica e saiu do estádio da Luz humilhada, em uma de suas piores partida nos últimos anos . Desde 1942 que a seleção roja não sofre uma goleada desta maneira.

Se o jogo era de demonstração de união entre Espanha e Portugal em prol da candidatura para receber a Copa de 2018, os cartolas dos dois países esqueceram de avisar os jogadores das duas equipes. Já pilhados pela proximidade do superclássico entre Barcelona e Real Madrid, daqui a dez dias, espanhóis (predominantemente barcelonistas) e portugueses (principalmente Cristiano Ronaldo) jogavam o amistoso como se fosse decisão. O amistoso foi muito pegado, principalmente por conta da rivalidade entre os seis barcelonistas da Espanha e o merengue/português Cristiano Ronaldo, há duas semanas do superclássico no Camp Nou.

O '7' do Real Madrid, aliás, teria feito um gol histórico no primeiro tempo se Nani não tivesse tentado ser coadjuvante da obra-prima, cabeceado a bola em cima da linha e permitido que o gol fosse anulado por impedimento do camisa 17. Pouco depois, Cristiano Ronaldo voltou a brilhar: deu um elástico em Busquets e fez a jogada que deu início ao primeiro gol do jogo, de Carlos Martins. Na segunda etapa, Portugal ainda ampliou com dois gols de Hélder Postiga, o primeiro deles um golaço, de letra. No fim, João Moutinho fez o quarto. Com um ataque leve, os donos da casa, agora comandados por Paulo Bento, em nada lembraram a equipe da Copa, menos criativa, comandada por Carlos Queiroz. O mesmo pode-se dizer da campeã do mundo Espanha, que se acostumou a ter mais posse de bola e impor o seu ritmo de jogo, mas que nesta quarta-feira praticamente só viu os donos da casa jogarem.

Antes do jogo, em raro momento de amistosidade no estádio da Luz, Cristiano Ronaldo e Casillas, capitães dos dois times, se uniram pela campanha para que os dois países recebam a Copa do Mundo de 2018. “Juntos, vamos todos apoiar a candidatura ibérica”, falaram ao mesmo tempo, cada um em seu idioma. A decisão da Fifa será anunciada no próximo dia 2 de dezembro. Concorrem ainda a Rússia, a Inglaterra e a candidatura conjunta de Holanda e Bélgica.

O jogo
Logo com 6min de jogo, Busquets fez falta dura em Cristiano Ronaldo e foi punido com o amarelo. Na jogada seguinte, o português entrou forte no barcelonista na lateral do campo e também recebeu a advertência. A partida não apenas era pegada como também bem jogada. Sem poupar titulares, como fizeram algumas das principais seleções europeias nesta quarta-feira de amistosos internacionais, Espanha e Portugal fizeram uma partida movimentada desde o seu início. No primeiro ataque, Nani recebeu bom passe de Cristiano Ronaldo, bateu cruzado, e Casillas defendeu. A Espanha compensou com chute de Iniesta que passou rente à trave esquerda de Eduardo. Mas, com Nani e Cristiano Ronaldo em noite inspirada, Portugal era melhor e quase abriu o placar aos 20min. O jogador do Manchester United fez boa jogada e lançou Postiga, que saiu na cara de Casillas e chutou em cima do goleiro.

A um gol de se tornar o maior artilheiro da história da seleção espanhola, David Villa aparecia pouco e foi David Silva que teve a melhor chance de colocar a Espanha à frente. Capdevilla cruzou e o baixinho cabeceou sozinho no meio da área, mas pegou mal na bola e mandou para fora. Depois, só deu Portugal, que só não abriu o placar com um gol memorável de Cristiano Ronaldo por conta da falta de inteligência de Nani. O craque português deixou Piqué (que nos últimos confrontos - inclusive na Copa do Mundo - levou a melhor sobre o gajo) sentado pela esquerda da área e deu uma linda cavadinha para encobrir Casillas. A bola ia entrando quando o camisa 17 cabeceou para as redes. Alegando impedimento, Antony Gautier anulou erradamente o gol de Portugal – Nani tocou na bola já dentro do gol e Piqué, no chão, lhe dava condição de jogo.

No lance seguinte, Nani e Piqué se redimiram. O português fez ótima jogada pela direita e cruzou na medida para Carlos Martins, que pegou em cheio na bola. O blaugrana, em cima da linha do gol, salvou de cabeça. Aos 44min, não deu mais pra segurar o leve ataque de Portugal. Cristiano Ronaldo deu lindo elástico em Busquets e bateu forte. Casillas defendeu e, no rebote, Carlos Martins abriu o placar. Para o segundo tempo, as duas seleções voltaram muito modificadas. Depois 45min de show, Cristiano Ronaldo deu lugar a Danny. Ricardo Carvalho e o goleiro Eduardo também saíram. Pela Espanha, Xavi, Villa e Piqué saíram e foram substituídos à altura por Fàbregas, Fernando Torres e Marchena

Quem se manteve melhor, porém, foi Portugal, que ampliou aos 3min. Danny lançou João Moutinho pela esquerda. Este cruzou rasteiro para Hélder Postiga, que mostrou categoria, passou pela bola, e marcou de letra. Golaço. Nani também quis fazer um belo gol, até para compensar o que tirou de Cristiano Ronaldo. Saiu na cara de Casillas e tentou a cavadinha, dando a bola na mão do goleiro do Real Madrid. Sempre superior, Portugal fez o terceiro aos 22min, com a mesma sequência do segundo gol. De Danny para João Moutinho e dele para Postiga, que saiu na cara de Casillas e teve sangue frio para tirar do goleiro e ampliar.

Prevendo a impossibilidade de empatar, os espanhóis recuaram, testaram reservas, ouviram muito olé das arquibancadas do estádio da Luz e acabaram levando o quarto gol nos acréscimos, marcado desta vez por João Moutinho, que atravessou todo o campo de ataque com a bola e bateu na saída de Casillas para decretar a goleada.

Um comentário:

  1. Caros, sou editor do iG, gostaria de falar com vocês. Por favor, me passem seus contatos pelo email goddi@ig.com. Obrigado. Gian

    ResponderExcluir